A liberação de consulta e exames levou centenas de pacientes ao Hospital Delphina Aziz, na zona norte de Manaus, na manhã desta sexta-feira (9). Uma grande fila foi formada na entrada da unidade de saúde. Os pacientes disseram que receberam a informação do hospital de que o atendimento estava agendado para esta sexta.
Trabalhadores do hospital informaram que a liberação de consultas e exames não significa que o atendimento está agendado. Segundo eles, os pacientes confundiram a informação sobre a liberação dos serviços e com o agendamento. A marcação é informada por telefone pelo hospital, para que, assim, as pessoas compareçam à unidade na data e hora marcados. Os funcionários disseram que esse é o procedimento regular.
“Hoje era minha consulta, porque estou operada, eu tirei o útero. Eu acho um caos na saúde, uma humilhação. Não tem um banheiro”, disse uma paciente.
“A minha vó veio de Coari, chegou ontem, porque ligaram e falaram que ela ia fazer o exame hoje. Aí gente veio hoje pra cá. A gente até entrou, mas chegou lá e disseram que o nome não estava na lista e pediram pra remarcar. Não tem uma data. Ela [atendente] falou que poderia ser esse mês ainda”, disse Noemia Reis.
“Não cheguei tão cedo aqui. Já tinha muita gente na fila. Eu fiquei lá no final. Mas teve gente que chegou 4h, 5h”, disse Jeane Rodrigues, que aguarda por uma consulta dermatológica.

Pacientes que enfrentaram a fila nesta sexta não conseguiram atendimento e deixaram o local com a promessa de que o atendimento seria remarcado e que o hospital iria informar.
*Com informações do site Amazonas Atual