David Assayag, levantador de toadas do Boi Garantido, foi alvo de comentários preconceituosos nas redes sociais devido a sua deficiência visual. A diretoria do Garantido e a assessoria de imprensa do cantor emitiram notas de repúdio sobre os casos, e informou que o setor jurídico da associação folclórica irá tomar as medidas judiciais cabíveis.
Em uma foto publicada em seu perfil do Instragram, David aparece em frente a uma televisão, onde mostra a arte de divulgação do Garantido para 2022, um seguidor escrever: “Tu é cego pra quer (sic) tv, me explica”.
Já em outro perfil da rede social, um usuário postou uma foto do levantador de toadas ao lado de uma pessoa com o dedo indicador apontando para baixo, numa forma debochada de se referir a sua deficiência visual. O comentário dizia: “Olha a nossa torcedora fiel entregando o 9.7 do David”. Ao que tudo indica, a publicação foi feita em algum perfil de fãs do boi Caprichoso. O perfil do cantor já conta com mais de 300 comentários repudiando as postagens.
Em nota, a assessoria do Garantido condenou os comentários preconceituosos e alegou que o boi não vai tolerar esse tipo de conduta contra seu cantor.

Nota do Boi Garantido
“Nas duas últimas semanas aconteceram duas situações consideradas GRAVES em relação à Pessoa com Deficiência Física (PCD) envolvendo o artista DAVID ASSAYAG. Repudiamos veemente tais publicações e informamos que as devidas medidas legais de acordo com a Lei nº 13.146/2015 já estão sendo tomadas pela nossa assessoria jurídica para salvaguardar a honra e os direitos do artista DAVID ASSAYAG. É sabido que esta lei ampara toda e qualquer pessoa com deficiência que venha a sofrer ataques ou qualquer tipo de preconceito que esteja arraigado a isso. Em nome da família ASSAYAG e de todos os amigos e fãs que nos mandaram mensagens, prints e comentários, que pediram um posicionamento diante desses FATOS QUE NÃO PODEM SER IGNORADOS, COMUNICAMOS QUE NÃO VAMOS TOLERAR NENHUM TIPO DE CONDUTA COMO ESSA. Ser humano não é utopia”.
***O preconceito contra a pessoa com deficiência física É CRIME.***
***Capacitismo é crime***
“O capacitismo é qualquer atitude que discrimina PcDs, através de termos e expressões que são consideradas pejorativas. A deficiência pode ser física, auditiva, visual, mental e psicossocial. A conduta criminosa está tipificada e prevista no art. 88 da Lei Brasileira da Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e tem como sanção a pena de reclusão de 1 a 3 anos e multa, podendo a reclusão ter o seu período aumentado dependendo das condições em que o crime foi praticado”.
A assessoria de David Assayag também se pronunciou sobre o caso. “Em nome da família Assayag e de todos os amigos e fãs que nos mandaram mensagens, prints e comentários, que pediram um posicionamento diante desses fatos que não podem ser ignorados, comunicamos que não vamos tolerar nenhum tipo de conduta como essa”.
(*)Com informações da Agência Brasil de Notícias