A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta de chuvas intensas para as zonas Norte e Oeste de Manaus. O órgão chama a atenção da população para os riscos que podem acontecer devido a intensidade das chuvas, como deslizamentos, desmoronamento, destelhamento e alagação.
Segundo o alerta emitido na terça-feira (22), as chuvas devem permanecer acima da média durante a semana.
Além de Manaus, outros municípios do interior do Amazonas devem receber chuvas fortes: Manacapuru, Manaquiri, Iranduba, Careiro da Várzea e Careiro.
“Estes sistemas apresentam potencial de desenvolvimento de chuvas com intensidade moderada a forte, rajada de vento e acumulado pontual de chuva. Potencial evolução para os municípios de Autazes, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo”, diz a nota.
Por meio de imagens de satélite do GOES, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que os municípios localizados nas calhas do Alto, Médio e Baixo Solimões, Médio Rio Negro; Alto, Médio e Baixo Juruá; Alto, Médio e Baixo Purús; Alto Madeira, receberão chuvas acima da média durante a semana.
A Defesa Civil também orienta as pessoas para buscar abrigo seguro durante a tempestade, principalmente a população que mora em áreas de riscos. Evitar locais que contenham cerca de arame também é recomendado.
“Não permaneça em áreas abertas como campo de futebol, quadras de tênis, e estacionamentos; não fique no alto de morros ou no topo de prédios; não se aproxime de cercas de arames, varais metálicos, linhas aéreas; não permaneça em piscinas, lagos e rios; nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas”, informa o órgão de proteção ao cidadão.
Ainda de acordo com as orientações, é recomendado que as pessoas não toquem em aparelhos eletrônicos durante as fortes chuvas, porque há risco de acontecer um curto-circuito e choque elétrico.
(*) Com informações da assessoria