Faixa etária dos contaminados pelo coronavírus no AM é de 30 a 49 anos

“A maioria deles estão na faixa de 30 a 49 anos, porque são pessoas que viajam, ou a trabalho ou a passeio, e retornam”, afirmou Rosemary Pinto

Foto: Rodrigo Santos/ Secom

Dos 140 casos confirmados de coronavírus no Amazonas, a maioria está na faixa de 30 a 49 anos. A afirmação foi feita pela diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), Rosemary Pinto, durante coletiva on-line na tarde deste domingo (29), para atualização do número de pessoas contaminadas pela covid-19.

Saiba mais: Sobe para 140 os casos confirmados de coronavírus no Amazonas

Segundo Rosemary Pinto, existem dois casos de idosos entre os confirmados no Amazonas: um de 70 e outro de 88 anos. Além disso, duas crianças de 4 e 10 anos receberam resultado positivo para coronavírus.

“A maioria deles (casos confirmados) estão na faixa de 30 a 49 anos, porque são pessoas que viajam, ou a trabalho ou a passeio, e retornam. E, quando retornam, contaminam a família, que também está nessa faixa etária. Nós temos dois idosos, uma criança de 4 anos e outra de 10 anos, e o restante são todos adultos. Adultos jovens, na faixa de 30 a 49 anos”, detalhou Rosemary.

Lacen 24h

O Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) passou a funcionar 24 horas. Desde o primeiro caso suspeito, no dia 27 de fevereiro, foram coletadas mais de 700 amostras e mais de 600 testes já foram processados. A capacidade de exames foi dobrada, alcançando 80 amostras analisadas por dia, com um tempo médio de entrega entre 24 e 48 horas.

“O Governo do Estado do Amazonas está fazendo a aquisição de 30 mil testes de um laboratório reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Já soubemos, também, que o município de Manaus está fazendo a aquisição de 30 mil testes”, acrescentou o secretário da Susam, Rodrigo Tobias, sobre a aquisição de testes rápidos.