O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito de investigação contra o Hospital Samel, para apurar denúncia de suposta negligência médica praticada contra uma criança de um ano e cinco meses que estava com quadro de pneumonia. O inquérito foi publicado no Diário Oficial do MP dessa terça-feira (29).
De acordo com a Portaria 0040/2022, o inquérito foi instaurado após o recebimento da denúncia sob o n° 01.2022.00002716-0, relacionada a suposta má prestação de serviço médico. No relato, os pais da criança afirmam que o filho ‘não foi atendido por pneumologista, mesmo estando com sintomas atinentes a esta especialidade e a pedido’ dos responsáveis.
“[…] Apurar suposta negligência médica, pelo alegado inadequado atendimento tais como: não avaliação pelo pneumologista e falta de informações claras sobre o tratamento dispensado ao menor, principalmente pela negativa de relatar o diagnóstico, bem como pelo
não acesso à documentação referente à internação e o tratamento da criança”, cita a promotora Sheyla Andrade dos Santos na peça.
O documento afirma que serão apurados no decorrer da investigação, suposta negligência médica devido ao atendimento inadequado, citando as seguintes situações: não avaliação pelo pneumologista; falta de informações claras sobre o tratamento dispensado ao menor; negativa de relatar o diagnóstico, não acesso à documentação referente à internação e o tratamento da criança, beneficiária do plano de saúde da rede hospitalar.
Com base em todos os relatos, a promotora de Justiça Sheyla Andrade dos Santos instaurou o inquérito civil, em desfavor da Samel Serviços de Assistência Médico Hospitalar Ltda.