
Em meio à pandemia do coronavírus, a prefeitura de Anamã continua realizando obras de melhorias no município. Seguindo todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), as construções e pavimentações na cidade geraram 200 empregos diretos.
Atualmente, nove obras estão em andamento, sendo oito com recursos próprios e uma com recurso federal, totalizando aproximadamente R$ 2,6 milhões de investimentos no município.
Entre os trabalhos executados estão a pavimentação do Bairro Novo e Mato Grosso, além da construção de duas escolas nas comunidades São Sebastião e Ajaratuba. As novas unidades de ensino devem atender mais de 100 famílias.

A previsão é que tudo seja concluído em até até meses, a partir da data de início de cada obra.
Cuidados com a Covid-19
Com 76 casos confirmados no município, segundo boletim da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), os órgãos municipais redobraram os cuidados com os trabalhadores que estão atuando nas obras.
Foram distribuídos equipamentos de proteção individual (EPIs), além de palestras orientando sobre medidas preventivas para evitar a transmissão do coronavírus. Mesmo com redução de quadro para evitar aglomerações, as obras geraram em torno de 200 empregos diretos.
Segundo o secretário municipal de Administração e Finanças, Ruam Bastos, a ação da prefeitura tem o objetivo de retomar a economia do município, já que a cidade ficou “paralisada” por dois meses.
O secretário destacou ainda que novos contratados são fundamentais para levantar o comércio local, uma vez que os trabalhadores irão consumir os produtos. Apesar da ajuda do Governo Federal, muitas famílias não tiveram acesso.
“A economia de Anamã gira em torno da prefeitura, dos pagamentos. O comércio depende disso e isso [as obras] é geração de emprego. Estamos retomando as obras aos poucos e se não fosse a pandemia, a gente tinha mais obras acontecendo, porque o Governo do Estado também estava agindo. A prefeitura decidiu tomar essa medida para tentar gerar emprego e renda dentro do município”, explicou.