O Cemitério Indígena de Manaus, localizado no cemitério Nossa Senhora Aparecida, bairro Tarumã, zona Oeste será entregue nesta terça-feira (19). O espaço será entregue em comemoração ao dia do Índio e tem 216 gavetas em cada um dos cinco módulos, totalizando 1.080 espaços no campo-santo. Ocas, jardim de ervas, pintura de grafismo indígena e um portal de entrada exclusivo foram construídos para a realização de velório conforme a cultura de cada etnia.
Memória resgatada
Para a coordenadora da Copime, Marcivana Saterê-Maué, o cemitério indígena tem um significado importante. Ela também ressaltou que os antepassados deixaram vestígios para a cidade.
Leia mais: Bombeiros ampliam buscas por paraquedista em ambiente de selva
“Eles deixaram memórias ancestrais nas cerâmicas que são encontradas. E hoje temos a possibilidade, por meio do cemitério, de trazermos essa memória, uma memória presente, o cemitério estará presente para nós e ficará para as gerações futuras”, disse.

A entrega do Cemitério Indígena de Manaus para essa população que vive hoje na cidade, é um ato de reconhecimento dos povos Indígenas e suas tradições, e principalmente um gesto de valorização de nossa ancestralidade Indígena.
(*) Com informações da Agência Brasil de Notícias