Unidades de saúde da zona rural de Manaus recebem sinal de internet

Nos próximos meses, mais cinco unidades terão o serviço instalado

Divulgação

Unidades de saúde da zona rural de Manaus estão recebendo provedores de internet neste mês de julho, de acordo com as ações previstas no Plano Municipal de Saúde (PMS), do quadriênio 2022-2025. A medida visa aprimorar as ações de monitoramento e assistência em saúde básica dessas regiões.

A primeira Unidade de Saúde da Família Rural (USFR) que recebeu o link de internet foi a Ada Viana, localizada na comunidade Nova Canaã, no quilômetro 41, BR-174. A instalação já foi iniciada na USFR Nossa Senhora Auxiliadora, nas margens do rio Negro. Nos próximos meses outras cinco unidades rurais (terrestres e ribeirinhas) devem receber o provedor de internet.

As unidades da zona rural possuíam o método de trabalho limitado ao papel e aos sistemas off-line, como o e-SUS-CDS, alternativa do Ministério da Saúde do PEC para unidades que não possuem conexão com a internet. Nesse caso, todas as informações sobre atendimento ao usuário ou ações programáticas demoravam um período maior para chegarem ao governo federal.

Com a internet, os profissionais da zona rural também poderão operacionalizar diretamente as vacinas, inclusive para a Covid-19. Além disso, eles terão acesso a outros sistemas de informação de processos de trabalho, seja de vigilância em saúde ou atenção básica, seja municipal, estadual ou nacional.

O Sistema de Regulação (Sisreg) também será levado para dentro das unidades rurais. De acordo com a gerente, os usuários dessas regiões que forem inseridos no Sisreg terão um intervalo de tempo maior entre a marcação e a data do exame, para possibilitar o deslocamento até a unidade de referência na data prevista.