Na esteira do artigo que escrevi na semana passada tratando do impacto causado em nossas vidas pela pandemia de covid-19, quero trazer à baila hoje um assunto pertinente a quem deseja obter uma vaga em concurso público: como manter ou retomar os estudos depois do baque causado pelo isolamento social.
Há quem diga que para os concurseiros de carteirinha nada mudou, pois muito antes de qualquer pandemia já viviam em isolamento social, trancados em seus quartos ou solitários em suas cabines de estudo adquirindo conhecimento para vencer as provas vindouras. Aliás, até estas têm sido adiadas por conta da pandemia, aumentando ainda mais a aflição daqueles que sonham com o cargo público.
Fato é que, enquanto ainda se discute a utilidade da cloroquina nos pacientes acometidos pela doença (da qual e minha família também fomos vítimas), precisamos adotar novas rotinas ou até mesmo retomar as antigas, a fim de que possamos atingir os nossos objetivos no mundo dos concursos e aí não tem solução, ou melhor, tem e você já conhece: continuar a estudar diariamente, focado naquilo que você realmente deseja.
Leia também: Um novo olhar na pandemia
Portanto, se você passou a quarentena desmotivado, deitado no sofá assistindo às suas séries preferidas, agora é hora de retomar os estudos e continuar a sua preparação, principalmente agora em que muitos ainda estão escorados na crise esperando o mundo voltar ao status quo ante bellum.
Encontre maneiras de se ajustar aos novos tempos. Exemplo: Se não existem mais turmas presenciais nos cursos preparatórios, parta para as turmas on-line. Faça um up grade em seu pacote de internet e debruce-se sobre os conteúdos à disposição na grande rede e, sobretudo, nos melhores cursos do Brasil, dos quais, inclusive, tenho a honra de fazer parte (*)
A própria mudança de paradigma poderá lhe servir de incentivo a vencer qualquer óbice. Pelo que você experimentou durante a pandemia, já dá para ter noção do que serve ou do que funciona para você daqui para a frente. Crie a sua nova rotina e mantenha a constância e o equilíbrio, segredos para qualquer aprovação. Refaça as suas metas e vá atrás, remonte a sua planilha de estudos, assista as lives dos professores, dialogue (mesmo que virtualmente) com eles e com os seus companheiros de estudo, crie o seu novo ambiente de estudo, redefina as suas metas e respeite a você e o seu planejamento.
Corra atrás! Tenho dito: Não conheço ninguém que não passou em concurso público. Conheço gente que desistiu. De que lado você quer ficar?
Bons estudos e até semana que vem
(*) Ivo Martins é Professor de Direito Penal e de Legislação Penal Especial do Estratégia Concursos e do Sou Concurseiro e Vou Passar.