Coluna – No mundo dos concursos públicos, ‘sabichões’ ficam pra trás

Na maioria dos casos, os soberbos acabam perdendo o páreo para aqueles menos inteligentes, porém mais esforçados, dedicados e disciplinados

Coluna - No mundo dos concursos públicos, 'sabichões' ficam pra trás

Fala pessoal, beleza?

Hoje vou escrever um pouco sobre aquele candidato que se acha o “rei do camarote”, “o cara dos concursos”, aquele que se acha tão inteligente que daqui a poucos meses vai passar no concurso dos sonhos e resolver a vida dele e da sua família.

Talvez o sabichão não saiba que a soberba e a arrogância podem prejudicar sobremaneira o processo de preparação. Tem muita gente por aí que só porque estudou nas melhores universidades, têm certeza de que terão êxito em concurso muito mais rápido do que todos.

Pois saiba que na maioria dos casos, os soberbos acabam perdendo o páreo para aqueles menos inteligentes, porém mais esforçados, dedicados e disciplinados. É aquela história de que quanto mais alta a soberba, maior é o tombo!

Leia também: Coluna – É possível conciliar as funções de pai e concurseiro?

Estou querendo dizer que a humildade durante todo o processo de preparação é essencial para a obtenção da aprovação.Dedique-se de forma correta, formule estratégias adequadas, controle os seus anseios e expectativas.Pensar que é o melhor de todos não é o mais indicado, até porque sempre haverá pessoas que saberão mais do que você.

As pessoas são diferentes e são aprovadas em concurso em tempos diferentes. Cada um tem o seu tempo e o seu respectivo processo. Apenas faça a sua parte sem se comparar com o seu parceiro de estudos. Nessa corrida, ninguém é melhor do que ninguém. Repito: As pessoas são diferentes e se você se dedicar também obterá a sua aprovação.

Só não deixe a arrogância tomar conta de ti, para não terminar como a Rosita,a rápida, convencida e vaidosa lebre do bosque que acabou perdendo a corrida para a vagarosa tartaruga que no mesmo bosque habitava, no conto infantil “A lebre e a tartaruga”.

Grande abraço, pessoal!

Bons estudos e até semana que vem.

 

 

Ivo Martins

Delegado e professor de cursos preparatórios para concursos públicos