Fala pessoal, blz?
Passado o 1º turno das eleições municipais e após regressar da missão no município de Atalaia do Norte, local para onde fomos designados para atuar durante o pleito, vamos voltar a conversar mais um pouquinho sobre concursos públicos. Ainda mais diante da publicação de vários editais como os da PC e PM/PA e PC/RN, sem falar na retomada do concurso da PC/PR cujas provas foram remarcadas para fevereiro de 2021. Daqui a uns dias sai o novo cronograma da PCDF, sem embargos de novos editais continuarem a pipocar por aí, a exemplo do que pode ocorrer com a PF, PRF, PCRJ, dentre vários outros de carreira policial, isso sem falar na retomada dos concursos da área fiscal e de controle. Portanto, se você quer uma vaga no serviço público, 2021 promete.
Pois bem.
Com os editais, vem a angústia, a ansiedade, a aflição: “Ai meu Deus, será que dá tempo de estudar para passar?”, “Será que eu vou conseguir?”, “Preciso passar nesse concurso!”, “Será que estou estudando certo?”, “Por onde eu começo?”, dentre várias outras questões que assolam o concurseiro com a chegada dos editais.
Normal, pessoal! Mas ao mesmo tempo precisamos controlar esses sentimentos. Mas como fazê-lo? Como manter nosso estado emocional equilibrado frente a um futuro incerto no qual naturalmente nos sentimos indefesos?
Procure sempre exercitar a sua memória. A ansiedade estimula o corpo a produzir substâncias que muitas vezes provocam um bloqueio na mente, por isso é muito importante que a sua memória esteja afiada. Tanto a curto quanto a de longo prazo. Quantas vezes você já se deparou com aquele famoso “Branco”, na hora que precisa puxar pela memória?
Note que quanto mais ansioso você fica, mais o cérebro desenvolve mensagens de perigo, sempre permanecendo em alerta, impedindo que você canalize os seus esforços para a apreensão da matéria. Isto, sem falar que você acaba ficando mais cansado do que o de costume, afetando sobremaneira a sua atividade, inviabilizando que você mantenha o foco naquilo que é preciso.
Além disso, a ansiedade pode afetar o seu sono evitando que você descanse e contribuindo ainda mais para um resultado de estafa mental, potencializando o medo, a raiva e o estresse, ou seja, você vai querer jogar tudo para o alto.
Portanto, mantenha a calma, tenha a consciência de que você precisa melhorar, mas, sobretudo fortaleça a sua autoconfiança. É ela que vai lhe direcionar ao topo da montanha.
Bons estudos e ate semana que vem.