O filme “Parasita”, o maior vencedor do Oscar 2020, sem duvidas tem dado o que falar, surpreendendo público e critica, mas parece não ter caído no gosto do presidente norte-americano, Donald Trump. Em um discurso de campanha, no Colorado (EUA), Trump surpreendeu ao criticar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas pela escolha do filme sul-coreano como o melhor no Oscar.
“Aliás, o quão ruim foi a cerimonia da Academia?”, questionou Trump. “E o Oscar vai para… Um filme da Coréia do Sul. Que história é essa? Nós já temos problemas o bastante com a Coréia do Sul no comércio e agora nós os premiamos como melhor filme do ano? É bom? Eu não vi” comentou o presidente norte-americano, que foi aplaudido por seus seguidores.
Ironizando o feito único de um filme em língua estrangeira, Trump ainda reforçou: “Era melhor filme estrangeiro, certo? Melhor filme estrangeiro… Isso já aconteceu antes?”, se referindo à categoria de Melhor Filme Internacional.
Não satisfeito, Donald Tump ainda teve tempo para falar mal de Brad Pitt, vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por “Era Uma Vez Em… Hollywood”. “E então você tem Brad Pitt. Eu nunca fui um grande fã dele. Levantou, fez uma gracinha [ao receber o Oscar]. Ele é um cara pouco inteligente”, disse o presidente.
O estúdio Neon, que distribuiu “Parasita” nos Estados Unidos, respondeu a critica de Trump no Twitter de forma sucinta e extremamente ácida: “É compreensível, ele [Trump] nem saber ler”. Confira:
Understandable, he can't read.#Parasite #BestPicture #Bong2020 https://t.co/lNqGJkUrDP
— NEON (@neonrated) February 21, 2020
Parasita foi o grande vencedor do Oscar 2020, levando quatro prêmio: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original.
O filme tem direção de Bong Joon Ho e conta a história de uma família que enfrenta sérios problemas financeiros e tenta se infiltrar em uma família rica para conseguir a ascensão social.