Um homem, de 45 anos, foi preso por volta das 06h10 desta terça-feira (21), no bairro Cidade de Deus, zona Norte, pela prática de estupro de vulnerável contra uma criança de 10 anos. Segundo a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), o homem é companheiro da mãe da menina, que tem síndrome de Down.
De acordo com a titular da Depca, delegada Joyce Coelho, as diligências iniciaram após a mãe da menina relatar que a mesma teria voltado da escola com as partes íntimas machucadas.
“A criança retornou da escola com indicativos de abuso sexual, confirmados no IML. Desde então, vínhamos buscando a resolução e autoria desse caso. Muitas pessoas foram ouvidas, muitos indícios foram averiguados e foi descartado que o abuso tivesse ocorrido dentro da escola ou do envolvimento de algum colega de sala”.
A delegada afirmou que a equipe de psicólogas da Depca conseguiu que a criança verbalizasse e apontasse a autoria do crime, indicando o padrasto. Foi ainda observado que a menina ficava constrangida com a presença da mãe.
“A mãe faz um esforço enorme para que a gente acredite que esse abuso aconteceu no interior da escola, e não dentro de casa ou a caminho de casa. Ressaltando que nesse dia o padrasto, que está preso agora, foi buscar a criança na escola, levou a criança pra casa. Então a criança tinha dificuldade em falar sobre isso na presença materna. A partir do momento que a criança conseguiu verbalizar, nós optamos por pedir essa prisão no plantão”.
A avaliação da Depca apontou que a criança apresentou regressão no comportamento e no desenvolvimento por conta da violência. A delegada afirmou que o indiciamento da mãe pode ser solicitado pela delegacia especializada, já que a mesma acredita na versão do companheiro e descarta a autoria dele no crime.
(*)Com informações da Agência Brasil de Notícias