Ruben Dario da Silva Villar é o nome verdadeiro do vulgo ‘Colômbia’, segundo a Polícia Federal do Amazonas (PF). O homem é suspeito de participar dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips. Ele é colombiano e utilizava documentos falsos, como carteira de identidade brasileira e peruana, dentre outros.
Com o avanço das investigações, a PF identificou fortes indícios de que “Colômbia” seria líder e financiador de uma associação criminosa armada dedicada à prática da pesca ilegal na região do Vale do Javari, no município de Atalaia do Norte, interior do Amazonas, e responsável por comercializar grande quantidade de pescado que era exportado para países vizinhos.
NO sábado (06), a PF deflagrou uma operação policial na região e cumpriu sete mandados de prisão preventiva, dois dos quais contra os suspeitos que já estão presos – o próprio “Colômbia” e Amarildo Costa de Oliveira, conhecido como “Pelado” -, além de dez mandados de busca e apreensão.

Entre os presos estão três familiares de Amarildo envolvidos com a ocultação dos corpos de Bruno e Dom Phillips. Todos estão sendo investigados por associação com “Colômbia” visando a realização de pesca ilegal na região.
As investigações prosseguem para o total esclarecimento do caso.