A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), deflagrou, ao longo da manhã desta terça-feira (06/12), operação policial que resultou na prisão de Francisco Marcelo Loureiro, de 32 anos; Francisco Marcos Tomé de Souza, 35; Manuel Paiva da Silva Junior, 58; Ricardo da Silva Júnior, 26; e Vanessa de Oliveira Nogueira, 33. Durante a ação, foram cumpridos 20 mandados, sendo dez de prisão e dez de busca e apreensão.
A ação ocorreu em diversas cidades situadas no estado do Ceará e foi desencadeada em conjunto com a Polícia Civil do Ceará (PC-CE), com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM).

O delegado Denis Pinho, titular da unidade especializada, esclareceu que a PC-AM tomou conhecimento de que indivíduos residentes no Ceará estavam se passando por desembargadores que atuam no Amazonas, Acre, Pernambuco, entre outros estados, para aplicar golpes em diversas vítimas.
Leia também: Homem é preso pela Força Tática por tráfico de drogas no interior do AM
“Estávamos há quatro meses investigando esses infratores, que alegavam precisar recolher algumas taxas nos valores de R$ 4 mil a R$ 15 mil, referentes à liberação de alvarás judiciais, em nome de pessoas que tinham ações tramitando na Justiça. As vítimas depositavam o dinheiro, acreditando que estavam enviando os valores para a Justiça”, esclareceu.
Procedimentos
Francisco Marcelo, Francisco Marcos, Manuel Paiva, Ricardo da Silva e Vanessa de Oliveira responderão por estelionato e ficarão à disposição do Poder Judiciário do Ceará.
(*) Com informações da assessoria