Maia diz que Congresso vai discutir adiamento de eleição sem extensão de mandato

O pleito que vai renovar as prefeituras e câmaras municipais está previsto para outubro.

Reprodução: Forum/ Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (19) que o Congresso está estudando um possível adiamento das eleições municipais previstas para outubro.

Segundo o parlamentar, há uma posição quase unânime pela mudança da data, desde que seja durante o período do mandato vigente – ou seja, antes do ano virar para 2021. Para isso, deve ser formada uma comissão mista.

“O presidente Davi vai construir um grupo com a Câmara para que possamos discutir a questão da data da eleição, se nós vamos mantê-la no mesmo dia ou se a decisão do Parlamento vai ser modificá-la dentro do próprio mandato numa outra data. Então, seria o adiamento da eleição sem prorrogação de mandato”, declarou.

“Isso, eu vi ontem na discussão com os líderes, que é uma posição quase de unanimidade. A maioria dos parlamentares entende que podemos ter o adiamento, mas não devemos ter a prorrogação de nenhum mandato”, completou.

O calendário eleitoral, mantido pelo Tribunal Superior Eleitoral, tem gerado críticas em razão do avançar da pandemia do coronavírus no Brasil.