Prefeita de PF concede a servidores o maior reajuste salarial da história da cidade

As propostas da Prefeitura de Presidente Figueiredo foram anunciadas na última terça-feira (26/03).

Prefeita de PF concede a servidores o maior reajuste salarial da história da cidade
Foto: Divulgação

A prefeita de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes, anunciou as propostas de reajuste salarial para professores e pedagogos e demais servidores públicos municipais, regidos pelo regime geral da prefeitura. As propostas foram anunciadas na última terça-feira (26).

A partir de abril, os profissionais da educação terão, além dos 10% de reajuste salarial, a incorporação ao salário de 11% referente à regência de classe, totalizando 21% de ganho real no ano.

Já os demais servidores da prefeitura, regidos pelo regime geral, vão receber um reajuste de 14,05%.

Com as propostas apresentadas, Patrícia se tornará a gestora municipal que concedeu o maior percentual de reajuste de salários ao longo de um mandato à frente da Prefeitura de Presidente Figueiredo.

E isso em três anos, já que em 2021 não houve reajuste por conta da pandemia de covid-19.

Os profissionais da educação vão contabilizar 43,57% de aumento, enquanto os servidores do regime geral, 36,05%.

A comparação leva em conta as três últimas gestões que antecederam Patrícia.

Entre 2005 e 2007, os servidores da educação não tiveram os salários reajustados; de 2009 a 2012, o percentual de reajuste concedido chegou a 16,67%; entre 2013 e 2016, foi concedido um aumento de 38%; de 2017 a 2019, os reajustes concedidos somaram 23,61%.

Além de reajustar os salários dos profissionais que estão na ativa, com a incorporação da regência de classe ao salário para 2024, a prefeita vai beneficiar também os servidores aposentados, outra ação inédita adotada na atual administração de Presidente Figueiredo.

Nas mãos do parlamento

Os Projetos de Lei (PL’s), com as propostas de reajuste salarial foram encaminhados à Câmara Municipal de Presidente Figueiredo nesta quarta-feira (27) e, se aprovados, os percentuais serão aplicados aos salários de abril.

A partir daí, a Prefeitura de Presidente Figueiredo entrará para o seleto grupo de municípios brasileiros que cumpre o piso nacional dos trabalhadores na educação e da categoria geral do serviço público.

A prefeita também encaminhará à câmara o Projeto de Lei para reajustar os salários da Guarda Civil Metropolitana, que até o ano passado era regida pela categoria geral, e terá em 2024, um reajuste de 3,82%, correspondente ao Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC).

E, ainda, Projeto de Lei reajustando o salário dos servidores do Sistema de Previdência Municipal (Sisprev), em 6,97%.