O Rio de Janeiro registrou o segundo caso de varíola dos macacos, no município de Maricá. Este já é o oitavo diagnóstico da doença confirmado no Brasil. Foram contabilizados quatro em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e um no Rio de Janeiro. Além desses, o Ministério da Saúde afirma que há outros seis suspeitos que estão em investigação.
O paciente registrado em Maricá é um homem de 25 anos que entrou em contato com um estrangeiro vindo da Espanha. O enfermo apresenta quadro clínico estável até o momento, e está sendo monitorado pelo Instituto Nacional de Infectologia e pelas Secretarias de Saúde do Rio de Janeiro e de Maricá.
De acordo com a nota do Ministério da Saúde, o paciente apresenta quadro clínico estável, sem complicações. Foi informado também que todas as medidas de controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de um caso suspeito. O paciente se encontra isolado dos familiares e está sendo realizado o rastreamento de contatos do homem.
A confirmação do oitavo caso foi realizada pelo Laboratório de Enterovirus do Instituto Oswaldo Cruz, por meio do método de isolamento viral.
(*)Com informações da Agência Brasil de Notícias