O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou o governador João Doria (PSDB) por improbidade administrativa pelo uso do slogan “Acelera SP” durante campanha para prefeito. O tucano deverá pagar multa de R$ 600 mil, valor que foi reduzido pela metade no processo.
A quantia é o equivalente a 25 salários de Doria enquanto era prefeito da capital paulista. A decisão é da juíza Cynthia Thomé, da 6ª Vara da Fazenda Pública. Ela considerou que ao adotar o slogan utilizado na campanha para prefeito quando já estava no cargo, João Doria feriu o princípio da impessoalidade e imoralidade.
João Doria, no entanto, não terá os direitos políticos suspensos, como solicitado pelo Ministério Público. O Tribunal considerou que a conduta, embora reprovável, não é grave.
A defesa vai recorrer da decisão por entender que o então prefeito “não cometeu qualquer ato de improbidade administrativa ao fazer o símbolo do “acelera” com a mão. Não se justifica de forma alguma a condenação e a imposição de multa, especialmente no montante elevadíssimo estabelecido na decisão“, diz a assessoria do tucano.
*Com informações do Poder 360*