Josué Neto deve anunciar decisão sobre o impeachment do governador e vice nesta terça

Procuradoria da Casa vai emitir um parecer definitivo sobre a decisão do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que suspendeu a tramitação do processo

Governador Wilson Lima e vice-governador Carlos Almeida. Foto: Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PRTB), determinou que a Procuradoria da Casa estude a decisão da corte do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que suspendeu a tramitação do processo de impeachment contra o governador Wilson Lima (PSC) e seu vice, Carlos Almeida Filho (PTB) e emita um parecer definitivo até a próxima terça-feira(7), quando o Poder Legislativo começa as sessões híbridas, com deputados em plenário.

No último dia 26 de maio o pleno do TJAM manteve a decisão do desembargador Wellington Araújo, que julgou inconstitucionais os artigos do Regimento Interno da Aleam que tratam de processo por crime de responsabilidade contra agentes públicos e suspendeu o processo de impeachment.

Entretanto o assunto voltou à tona com a operação Sangria, deflagrada pela Polícia Federal, que investiga a compra superfaturada de respiradores em uma loja de vinhos. Oito pessoas foram presas, incluindo a secretária de saúde Simone Papaiz. A PF chegou a pedir a prisão de Wilson Lima, mas foi negada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), apenas mandados de busca e apreensão foram cumpridos na casa e gabinete do governador.

Outro fato que também está pesando é os desdobramentos da CPI da Saúde, que está tramitando na Assembleia Legislativa. Conforme as investigações, o marido de Daniela Assayg – até então secretária de comunicação do governo que pediu exoneração neste domingo(5) – foi um dos beneficiados na compra superfatura. Luiz Carlos Avelino Júnior seria sócio da empresa Sonoar, responsável pela venda superfaturada. Além disso, também foi descoberto que a lavanderia responsável pela rouparia do hospital de campanha da Nilton é na verdade ocupado por uma oficina mecânica.

(*) Com informações da assessoria