Defesa de Lula pede ao STF anulação de sentença que impede recursos no caso do triplex do Guarujá

Se a defesa do ex-presidente Lula conseguir seu objetivo, ela poderá impetrar novos recursos na ação ainda no âmbito do STJ

Defesa de Lula pede ao STF anulação de sentença que impede recursos no caso do triplex do Guarujá

A defesa do ex-presidente Lula (PT) impetrou neste domingo (21) um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que seja anulada uma decisão que impede recursos no caso do triplex do Guarujá. A decisão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), certificou o trânsito em julgado daquele processo. Ela também determinou a imediata baixa dos autos ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Se a defesa conseguir seu objetivo, ela poderá impetrar novos recursos na ação ainda no âmbito do STJ.

Veja também: Carlos Bolsonaro nega irregularidade em doações de campanha em 2020

Em 9 de fevereiro, quando a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça apreciou o processo pela última vez, o ministro Felix Fischer, relator do caso, apontou que Lula já havia entrado com 433 recursos na corte. Com isso, ele ordenou a baixa dos autos e o trânsito em julgado. A defesa do petista, feita por Cristiano Zanin e Valeska Martins, contesta o número e diz que ele é menor.

Entre os recursos da defesa, há pedidos para que fossem considerados o teor de mensagens entre os procuradores da Lava Jato interceptadas por hackers. O episódio ficou conhecido como Vaza Jato e mostra um conluio para condenar o ex-presidente. Mas esses pedidos foram negados.

Atualmente, tramita no STF um pedido de Lula para que seja avaliada suspeição de Sergio Moro para julgá-lo. Ex-ministro da Justiça de Bolsonaro e ex-juiz federal, Moro foi o responsável pela condenação do petista no caso do triplex do Guarujá.

*Com informações da Revista Fórum*