Voos são suspensos em Aeroporto de Porto Alegre após enchentes

A administradora do aeroporto estipulou um prazo de 30 dias para a suspensão das operações

O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, está fechado por tempo indeterminado, com todas as operações suspensas. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (6), pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

Imagens mostram alagamentos em áreas de espera, de circulação de passageiros e até de pouso de aviões. A Fraport, administradora do aeroporto, divulgou uma nota em que coloca o dia 30 deste mês como data final da suspensão das operações.

O aeroporto está fechado desde a última sexta-feira (3) devido à elevação das águas do Rio Guaíba, na capital, que chegaram ao maior nível já registrado, de 5,33 m, na manhã do domingo (5). A elevação deve permanecer acima do limite para inundação (3 m) pelos próximos 10 dias. Antes dos níveis atingidos neste mês, o recorde era de 1941 (4,76 m).

“Para cumprir a legislação aeroportuária, hoje (6/5), foi emitido um Notam (Notice to Airman – ‘Aviso aos aviadores’) com data final em 30/5, que se trata de um documento, reconhecido internacionalmente, que tem a finalidade de divulgar alterações e restrições temporárias que possam ter impacto nas operações aéreas. Este aviso se destina às empresas e instituições relacionadas à aviação e pode ser alterado a qualquer momento. Esclarecemos que não há previsão de retomada das operações”, disse, em nota, a Fraport.

Os voos com origem e/ou destino para Capital foram cancelados. A Abear orienta que os passageiros devem entrar em contato diretamente com a companhia aérea para a remarcação ou reembolso.

A associação ainda informou que os aeroportos das cidades de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo estão operando, mas podem ser impactados pelas condições meteorológicas no estado.