Fala pessoal, beleza? Dia dos pais chegando e me veio à mente falar um pouco sobre as funções de ser pai e concurseiro ao mesmo tempo. Se já é difícil exercer a tarefa de somente estudar, imagina ter que debruçar nos livros, assistir videoaulas, fazer revisões e ainda ter que cuidar de filho. Meu Deus, desanima só de imaginar, não é mesmo?
O ideal seria planejar a paternidade para depois da aprovação, mas há quem a busque justamente para dar uma qualidade melhor de vida aos filhos pré-existentes ao concurso, então o jeito é arrumar tempo e condições para exercer de maneira eficiente as duas funções.
Conheço relatos de concursado que durante o processo de preparação trabalhava o dia inteiro, fazia faculdade à noite e só sobrava a madrugada para estudar. Além disso ainda tinha que dar atenção à família, aos filhos, aproveitando os finais de semana e feriados, entre uma leitura e outra, para brincar com o menino. Ele conseguiu ser aprovado para Procurador da Fazenda Nacional. Por que você não conseguiria?
Leia mais: Coluna – A importância do equilíbrio e como empregar nos estudos
Ele me contou, quantas não foram as vezes em que ao mesmo tempo em que estuda com uma mão, balançava o carrinho de seu filho com a outra. Me dizia que muitas das vezes, enquanto jogava bola com seu filho, ouvia a Constituição Federal em áudio. E aí você pode pensar: Caramba, esse cidadão é muito inteligente!
Pessoal, ao contrário do que se pensa, não precisa ser inteligente para passar em concurso público. Muito mais do que isso, é necessário dedicação e esforço, perseverança e luta. Ficar parado arrumando desculpas é que não vai te levar a lugar nenhum.
Priorize o que você almeja e corra atrás. Se você disser que não tem tempo para realizar determinada tarefa, é porque ela não é prioridade. Se fosse, você arrumaria tempo inclusive para estudar e conciliar com a função de pai, que aliás é a minha preferida.
Por hoje é só, meus amigos!
Um grande abraço, Feliz Dia dos Pais e até semana que vem.
Ivo Martins
Delegado e professor de cursos preparatórios para concursos públicos