Bolsonaro é multado em R$ 20 mil pelo TSE

Multa é referente a irregularidades na campanha eleitoral de 2022

Reprodução/Globo

Por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (8), o ex-presidente Jair Bolsonaro foi multado em R$ 20 mil devido à prática de campanha eleitoral irregular durante as eleições de 2022. A maioria dos ministros considerou que a campanha de Bolsonaro reincidiu no uso de conteúdo antigo de notícias falsas, relacionadas ao chamado “kit gay”.

O TSE já havia categorizado previamente como desinformação as postagens que se referiram à alegada distribuição dos kits em gestões anteriores, um fato que nunca ocorreu, especialmente durante o governo de Dilma Rousseff.

O processo em questão foi instaurado a partir de uma ação apresentada pela equipe da campanha do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva. A ação buscava a remoção do conteúdo do “kit gay” da página “Lulaflix”, uma plataforma criada pela coligação de Bolsonaro durante as eleições.

Ao longo do julgamento, os defensores da coligação de Bolsonaro argumentaram pelo arquivamento do caso, considerando o término do processo eleitoral. Além disso, eles mencionaram que a campanha de Lula também desenvolveu um site chamado “Bolsoflix”.

(*)Com informações do D24AM