Mourão celebra 56 anos do golpe de 64; esquerda sobe hashtag #DitaduraNuncaMais

Em sua mensagem, Mourão afirma que as Forças Armadas assumiram o poder para enfrentar a subversão e fizeram as reformas que “desenvolveram o Brasil”

Foto: Alan Santos / Presidência da República

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, prestou homenagem ao golpe de 64 em sua conta no Twitter nesta terça-feira (31). Trata-se do aniversário de 56 anos da intervenção que iniciou o período de ditadura militar no país.

O regime militar durou até 1985 e é amplamente lembrado por medidas de caráter autoritário do governo, como o fechamento do Congresso em 3 ocasiões e a publicação do Ato Institucional nº 5 (AI-5), que deu ao presidente da República o poder de cassar mandatos de congressistas, institucionalizou a censura prévia à imprensa e suspendeu garantias constitucionais, abrindo caminho para o uso da prisão e da tortura como instrumentos de repressão.

Em sua mensagem, Mourão afirma que as Forças Armadas assumiram o poder para enfrentar a subversão e fizeram as reformas que “desenvolveram o Brasil”. “Há 56 anos as Forças Armadas intervieram na política nacional para enfrentar a desordem, subversão e corrupção que abalavam as instituições”, escreveu o militar.

O ministro Fernando Azevedo e Silva (Defesa) também se manifestou. Disse, em nota, que o “movimento de 1964 é um marco para a democracia brasileira”.

De acordo com o general, “a sociedade brasileira, os empresários e a imprensa entenderam as ameaças daquele momento, se aliaram e reagiram. As Forças Armadas assumiram a responsabilidade de conter aquela escalada, com todos os desgastes previsíveis”.

OUTRO LADO

Nas redes sociais, internautas se manifestaram com a hashtag #DitaduraNuncaMais, que ficou entre os assuntos mais comentados do twitter nesta terça-feira. Com 96.000 tweets, o assunto foi citado por personalidades da política brasileira, como o ex-presidente Lula, deputados e senadores.

O deputado Marcelo Freixo (Psol-RJ) disse que acionou o MPF contra as declarações do vice-presidente e ministro da Defesa.

(*) Com informações do Poder 360