Rússia proíbe a entrada de CEO do Facebook e vice-presidente dos EUA no país

Lista sanções russas incluí nomes de 29 funcionários, empresários e jornalistas dos Estados Unidos e de outros 61 do Canadá.

Foto: Shutterstock

A Rússia divulgou nesta quinta-feira (21) uma lista com o nome de 29 funcionários, empresários e jornalistas dos Estados Unidos que sofreram sanções do país, ou seja, estarão impossibilitados de entrar na Rússia por tempo indefinido. A informação foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores de Moscou, sendo uma retaliação às sanções impostas por Washington contra Moscou, ao que os russos afirmam ser uma “agenda russofóbica” contra o país.

Entre os nomes incluídos na lista de sanções está a vice-presidente norte-americana, Kamala Harris e o CEO do Meta e criador do Facebook, Mark Zuckerberg. Outros nomes que sofrem sanções russas são os da vice-secretária de Defesa dos EUA, Kathleen Hicks, o porta-voz do Pentágono, John Kirby, o CEO do Linkedin, Ryan Roslansky, e especialistas como Edward Acevedo, do Centro Wilson, além de Evan Ryan, esposa do secretário de Estado Antony Blinken, e Douglas Emhoff, marido de Harris. Além disso, a lista ainda traz o nome de 61 cidadãos do Canadá.

“Esses indivíduos serão impedidos de entrar na Federação Russa indefinidamente”, informou o ministério. O anúncio aconteceu horas depois que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enviou uma nova ajudar militar de US$ 800 milhões à Ucrânia, depois que foi confirmado que a Rússia tomou o controle da cidade de Mariupol.

(*)Com informações da Agência Brasil de Notícias