Vladimir Puttin celebra aniversário da anexação da Crimeia à Rússia

Em discurso para um público estimado de 100 mil pessoas, Putin afirmou que os russos “lutam em áreas ucranianas contra o genocídio”.

Discurso para o público
Foto: Reprodução

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, celebra nesta sexta-feira (18) a anexação da Crimeia à Rússia, ocorrido em 2014. Em discurso para um público estimado de 100 mil pessoas no estádio Luzhniki, em Moscou, ele afirmou que os russos “lutam em áreas ucranianas contra o genocídio”.

O reconhecimento da Crimeia como território russo é uma das exigências de Putin para encerrar a guerra contra a Ucrânia.

Putin faz declarações no mesmo dia em que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversa por telefone com o presidente chinês, Xi Jinping, sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia. A ligação está em andamento neste momento.

Ao anunciar a chamada, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou que os EUA têm “alta preocupação” de que a China possa fornecer à Rússia equipamentos militares para ajudar na invasão da Ucrânia. O governo norte-americano ainda ressaltou que Biden será “franco e direto” em seu telefonema com Xi Jinping.

Anexação da Crimeia
Foto: Reprodução

Autoridades dos EUA expressam grande preocupação diante da possibilidade de que a China forneça ajuda financeira e militar à Rússia em um gesto de apoio à invasão da Ucrânia. De acordo com relatórios de inteligência de Washington, os russos já pediram reforço aos chineses, que estariam considerando fornecer ajuda.

Leia mais: Idoso é encontrado morto em posto de gasolina na Djalma Batista

Também nesta sexta-feira, cidades ucranianas voltaram a registrar bombardeios. Mísseis atingiram a cidade de Lviv, a 70 quilômetros da fronteira com a Polônia, país integrante da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Em Kiev, na capital, uma pessoa morreu após um incêndio em um prédio provocado por um míssil.

(*) Com informações da Agência Brasil de Notícias